17º Congresso Sabincor de Cardiologia - Inovação Contínua - A Arte de Cuidar do Coração 03 a 05 de outubro de 2019 Trade Hotel Juiz de Fora/MG

Telemedicina

A telemedicina é um recurso tecnológico e de telecomunicação que possibilita aos médicos trocarem informações à distância. Isso faz com que os serviços médicos possam ser levados a qualquer lugar, ultrapassando as barreiras de clínicas e consultórios e ampliando o acesso ao atendimento.

Porém, este tema é bastante polêmico, trazendo benefícios segundo algumas opiniões e trazendo riscos, segundo outras.

A equipe do cardiologista Dr. Roberto Botelho, do Instituto do Coração do Triângulo, concretizou um trabalho pioneiro na América Latina a partir de Uberlândia, e colocou Minas Gerais no centro do mundo.

O seu feito entrou para a história do ensino superior brasileiro.
Alunos de medicina a 281 km de distância, e um grupo de médicos do Hospital das Clinicas da USP de Ribeirão Preto, em São Paulo, acompanharam um procedimento cirúrgico através de imagens geradas – junto a especialistas de todo o país – em tempo de real de uma angioplastia, cirurgia que consiste na desobstrução mecânica de uma artéria. Isso tudo só foi possível naquele ano de 1999 graças à rede de fibras óticas que interligava os diversos pontos e a internet 2, a rede de alta velocidade para uso exclusivo de universidades e centos de pesquisas.

Esse trabalho revolucionário que completa duas décadas continua rendendo frutos ao ICT que sempre acompanha as possibilidades da tecnologia em favor da saúde.

O assunto ganhou as páginas da revista Veja em dezembro de 1999.

Este tema será abordado pelo Dr Roberto Botelho, Diretor do Instituto de cardiologia do Triângulo Mineiro, graduado pela UFTM, Residência no Dante Pazzanese e doutorado na USP e aperfeiçoamento em Havard. Presidente do Sistema Internacional de Telemedicina, Revisor de Jornais de Medicina, autor de muitos artigos científicos e principal investigador de vários estudos internacionais.