Doença Arterial Coronariana
O Papel do Anticoagulante na DAC e na DAOP
Antônio Alves de Couto
Avaliação Diagnóstica e Prognóstica pela Angiotomo e RNM
Thaiz Ruberti Schmal
Conceitua-se como insuficiência coronária o estado em que ocorre desequilíbrio entre a oferta e o consumo de oxigênio para a manutenção plena das necessidades metabólicas do miocárdio, ocasionando isquemia de diversos graus de intensidade
A aterosclerose coronariana é um processo crônico, progressivo e sistêmico, caracterizado por resposta inflamatória e fibroproliferativa da parede arterial, causada por agressões da superfície arterial.
A hipercolesterolemia, a hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, as reações imunológicas e inflamatórias, e a susceptibilidade genética individual figuram entre os fatores de risco para lesão arterial.
Recentes avanços serão discutidos nas apresentações do 17°Congresso Sabincor, que trarão atualizações no tratamento e no diagnóstico da DAC.
O Professor Antônio Alves de Couto é Professor Titular de Cardiologia da UFF, autor de centenas de artigos científicos e de 23 livros em Medicina, incluindo o Tratado de Semiologia e Propedêutica Cardiológicas. Tem grande experiência na área, foi Preceptor Chefe de Residência Médica de Cardiologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e Professor do Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de janeiro.
A Dra. Thaiz Ruberti Schmal é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Residência Médica em Cardiologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UFRJ, Mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atualmente trabalha com TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA CARDIOVASCULAR após treinamento em Berlim, Alemanha, no Deutsches Herzzentrum Berlin (German Heart Institute-Berlin), onde participou de vários estudos científicos da área. É médica no CEDIMAGEM CENTRO DE DIAGNÓSTICO, sendo responsável pela área de ressonância e tomografia cardíaca adulto e pediátrica e médica cardiologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora.
A discussão sobre DAC será às 17h30 do dia 04 de outubro!