Diabetes e Doenças Cardiovasculares
Uma das maiores preocupações do tratamento de pacientes com diabetes é como protegê-los de possíveis complicações cardiovas-culares. Segundo a American Heart Association, a doença é considerada um dos maiores fatores de risco para cardiopatias.
Por isso, é crescente a procura aos cardiologistas por parte dos pacientes diabéticos, pois cerca de 68% das mortes entre pacientes diabéticos com idade acima de 65 anos acontecem devido a problemas cardiovasculares; outros 16% estão relacionadas com o acidente vascular cerebral (AVC).
Adultos com diabetes possuem de duas a quatro vezes mais chances de terem doenças cardíacas do que os adultos sem diabetes. Tratamentos atuais, como a Empagliflozina, buscam não apenas um melhor controle de níveis glicêmicos, mas também a redução da morbi-mortalidade cardiovascular, com resultados inovadores para milhões de pessoas que vivem com diabetes tipo 2 e risco de doença cardiovascular por prevenir uma a cada três mortes cardiovasculares.
O 17°Congresso Sabincor de Cardiologia trará essa discussão, abordando a tratamento atual do Diabetes Mellitus e as estratégias para redução de complicações cardiovasculares.
A apresentação será realizada pelo Dr. Bruno de Souza Paolino, que é médico e cardiologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em cardiologia pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-FMUSP). Atualmente como médico assistente da UERJ e pesquisador em ensaios clínicos na área da cardiologia. Interesse na produção científica e ensino.Trabalha na assistência com ênfase no paciente cardiológico e grave.
A discussão ocorrerá dia 04 de outubro, às 11h30.